O esforço compensa

Recebi esta manhã, de um amigo, também ele ex-monfortino, este video (banda da Guarda Real da Noruega) que me levou a uma reflexão sobre os esforços que cada um de nós faz, sobre os resultados dos nossos esforços. Nos dias de hoje, a sociedade ensina-nos a fazer um esforço quando existe algo para ganhar, quando do nosso esforço podermos obter maior riqueza, mais poder.

É bem certo, que nada se consegue sem esforço, mas por vezes nada se ganha. Ou pelo menos, o esforço não nos traz maior riqueza, não nos dá maior poder. Existe no entanto um resultado desse esforço que pode surpreender, que demonstra que existe sempre uma recompensa, a recompensa de ter feito bem, um resultado que nos leva a novos desafios, que nos abre novos horizontes.

Depois de ver, perguntava-me: quantas horas não foram precisas de treinos, quanto suor não correu por aquelas caras, quantas vezes não houve passos trocados, armas caídas no chão? O que ganharam depois deste desfile e depois de tanto esforço? Ficaram mais ricos ou com mais poder?

Talvez não tenham ganho nada, mas fica o reconhecimento do esforço feito, a agradável sensação de ter feito bem, o orgulho de ter conseguido. O esforço compensou, no minimo, pela beleza do resultado.

P.S – Qualquer semelhança, com a banda Regional, Nacional ou Militar do nosso cantinho é mera coincidência.

De Paris, cumprimentos para todos. Paulo ADÃO

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: