Na mão de Deus

Há pouco tempo, o Paulo Adão convidou-me a escrever uma coisa ou outra neste blogue. Como antigo estudante monfortino, coisa de que me orgulho muito, não podia deixar de aceitar o convite. Não sei bem que temas possam interessar os eventuais leitores. Por isso, começo por dizer que estive no seminário em Fátima no ano lectivo 1982/1983. No ano seguinte fui para Itália onde fiz o noviciado e encetei estudos nas universidades pontifícias. Sobretudo, fiz muitos amigos, cujas recordações permanecem indelevelmente impressas no meu espírito. E se me desleixo um pouco com a frequência dos contactos que deveria estabelecer, o sentimento que nutro por eles mantém-se inalterado. A vida vai passando, os nossos caminhos vão-se encontrando e desencontrando. Mas o que permanece é a certeza de que a amizade se encontra inscrita no espaço mais recôndito da alma humana e daí não parte para lugar nenhum.
Aprendi muita coisa (espero). Sobretudo, aprendi a lidar com os outros, que não é coisa tão fácil como se possa julgar. De todos os estudos feitos, fica o meu interesse por questões teológicas e filosóficas. A leitura dos clássicos destes dois âmbitos do saber é para mim tarefa imprescindível.
E, mais do que tudo, Deus é o grande suporte onde descansa a minha vida, por vezes ameaçada pelas intempéres quotidianas.
Como Antero de Quental escreveu:

Na mão de Deus, na sua mão direita,
Descansou afinal meu coração.
Do palácio encantado da Ilusão
Desci a passo e passo a escada estreita.

Como as flores mortais, com que se enfeita
A ignorância infantil, despojo vão,
Depus do Ideal e da Paixão
A forma transitória e imperfeita.

Como criança, em lôbrega jornada,
Que a mãe leva ao colo agasalhada
E atravessa, sorrindo vagamente,

Selvas, mares, areias do deserto…
Dorme o teu sono, coração liberto,
Dorme na mão de Deus eternamente!

Jorge Paulo

Deixe uma Resposta

