O Presépio…

Há alguns anos, não havia Natal sem presépio, preparado com o maior carinho, preparado na perfeição, tentando imitar aldeias ou vilas que conheciamos, tentando reproduzir Igrejas ou monumentos que tinhamos na memória. Os presépios eram preparados por todos nós, cada um dava o seu contributo. A criatividade não tinha limites.

As figuras principais, ao centro do presépio,  apareciam rodeadas e inseridas em aldeias, vilas ou cidades, fruto da memória e da imaginação. Eram rodeadas de pastores com os seus rebanhos, rodeadas das diferentes personagens que viamos nas nossas terras: um padeiro, um carteiro, um policia, entre outros.

O presépio foi pouco a pouco desaparecendo das nossas casas, hoje eles são na maioria “pré-fabricados”, (na China). Contentamo-nos com um estrutura completa, pequenas imagens de Jesus, de Maria, José, por vezes a vaca e o burro, uma estrela eléctrica. O tudo, colocado num canto. Quanto mais pequeno melhor.

O presépio foi pouco à pouco substituido pelo sapatinho (cada vez mais sapatão), o menino Jesus, cedeu o lugar ao pai natal, sempre bem carregado de prendas. As caixas de cartão, que outrora pintávamos e transformáva-mos em casas ou Igrejas, já não são decoradas, já não há pastor nem ovelhas. Em vez do presépio o melhor lugar das nossas salas é para o um pinheiro cheio de luzinhas à acender de apagar.

Fica aqui a recordação do presépio de 1982, elaborado por alguns de nós, no Seminário. Nas próximas semanas, tentarei colocar as outras fotografias deste presépio, e se houver outras de outros anos ou lugares, se houver quem queira participar com um texto, este espaço está aberto. 

Parte do presépio na Capela do Seminário em 1982

De Paris, cumprimentos para todos. Paulo ADÃO

Uma resposta a O Presépio…

  1. Paulo Victória diz:

    Boas recordações…
    Na verdade, grande Paulo Adão ao lembrar gestos e acontecimentos que estão na memória de tantos nós.
    Um abraço e obrigado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: