Fátima perde um grande educador da juventude

António Augusto de Oliveira Lopes (1943 – 2008)

16-Dec-2008

Fátima perde um grande educador da juventude


Faleceu na sua casa em Fátima, no dia 14 de Dezembro de 2008 o Professor António Augusto de Oliveira Lopes, nascido a 12 de Agosto de 1943, em Torres Novas.

O Professor Lopes chegou a Fátima em 1969 e começou a leccionar no Seminário da Consolata.  Residiu também nas instalações do Seminário, juntamente com a esposa, por dois anos.

Como excelente profissional, o Professor Lopes colaborou nas bases orgânicas da Agremiação dos Seminários de Fátima (constituída pelas congregações dos Missionários da Consolata, Verbo Divino, Monfortinos e Marianos) que mais tarde irá estar na génese do Centro de Estudos de Fátima (CEF). Desde essa altura que fez parte da Direcção do CEF.

Pessoalmente recordo-o como professor de matemática. Era conhecedor da matéria mas ao mesmo tempo era conhecido e estimado pela sua humanidade e pelo seu bom relacionamento com todos os alunos. As suas funções na administração e direcção do CEF obrigavam-no a chegar atrasado a algumas aulas ou a interromper outras para acudir a assuntos mais prementes, mas aparecia sempre com boa disposição. Juntamente com outro professor da mesma altura, o Sr Jorge Abreu – com um carácter muito sui generis, o Sr Lopes é um que recordo com prazer, quer pelo conhecimento que adquiri quer pela amizade que transmitia.

Pelo seu trabalho persistente de organização e de programação o CEF tem hoje bases sólidas para prosseguir como instituição independente provendo à educação de muitos jovens da região de Fátima. Mas o seu interesse pela comunidade e pelas questões sociais não se ficou por aqui. O Sr Lopes tinha uma personalidade multifacetada e em 1975 participou também na fundação do CRIF – Centro de Recuperação Infantil de Fátima, aonde continuou a prestar auxílio e direcção como voluntário até à sua morte. Participou também na vida política tendo sido vereador à câmara durante algum tempo.

O professor Lopes já há uns anos que tinha alguns problemas de saúde. Há cerca de 15 anos tinha sido submetido a uma operação delicada. Há cerca de um mês atrás foi de novo submetido aquilo que deveria ser uma operação de rotina. No entanto as suas condições agravaram-se e ele acabou por vir a falecer em sua casa no dia 14.

O seu funeral realizou-se na Igreja Paroquial de Fátima no dia 15 tendo participado muitos sacerdotes, o corpo docente do CEF e muitos amigos que assim lhe quiseram transmitir um sinal de grande amizade derradeiro. Presidiu o P. Norberto Louro, IMC, presidente de turno do CEF, e fez a homilia o P. Rodrigo, SVD, recordando as qualidades humanas do falecido e o seu trabalho em prol da comunidade. Foi também comovente o testemunho de uma aluna representando todo o corpo estudantil actual do CEF. Foi a sepultar no cemitério de Fátima aonde agora dorme o sono da paz e espera a ressurreição dos justos.

RIP

Carlos Domingos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: